quarta-feira, 25 de agosto de 2021

 Análise da realidade 

            Olá, querido leitor! Tudo bem com você? Hoje iniciarei a apresentação da trajetória que fiz no Programa Residência Pedagógica, iniciando pela primeira etapa realizada: a análise da realidade do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UCS (CARVI), e do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles. Considero importante lembrar que precisei fazer a análise dessas duas realidades, pois as pessoas que participaram dos dois encontros do curso ministrados por mim faziam parte de ambas as instituições. Além disso, gostaria de ressaltar que a análise das realidades que serão apresentadas refere-se a temática abordada por mim no curso: "As contribuições da musicalidade para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil."
            Afim de verificar a presença ou ausência do trabalho com a educação musical nesses espaços, elaborei dois questionários com questões simples que foram aplicados com a coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UCS, e com uma professora do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, no mês de abril. Dessa forma, irei trazer os principais aspectos observados nas respostas de ambas. Boa leitura! 

Questionário com a coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UCS (CARVI)

  • O Curso de Licenciatura em Pedagogia da UCS (CARVI) possui 58 estudantes matriculados atualmente;
  • Embora cada vez menos existam pessoas que desejam ser professores, levando em conta os inúmeros desafios da profissão, ainda tem seres humanos que acreditam na transformação do mundo, por meio da educação;
  • O Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso contempla parcialmente o trabalho com a Educação Musical na formação de professores, sendo abordada em apenas algumas disciplinas, quando deveria ser mais trabalhada, devido as suas contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem dos seres humanos desde a Educação Infantil;
  • A coordenadora considera importante o trabalho com a musicalidade no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, pois ela ajuda no desenvolvimento de diferentes estímulos, observação, atenção, linguagem, entre diversos outros aspectos;
  • É importante dar continuidade no trabalho com a musicalidade nos anos posteriores da Educação Infantil, pois é uma linguagem que vai sempre se desenvolvendo cada vez mais;
  • Apesar da Universidade de Caxias do Sul (CARVI) não possuir uma sala específica para o trabalho com a musicalidade, existe a sala de multimeios, um espaço de interação entre os estudantes, trocas de ideias e experiências, com uma grande variedade de recursos;
  • A Universidade se preocupa com a formação qualificada dos estudantes, pois sempre procura oportunizar cursos de extensão para que os alunos façam uma formação extracurricular. 

Questionário com a professora do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles (Magistério)

  • O Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles possui no Curso Normal 40 alunos, dividido nas suas etapas; 
  • Embora não tenham muitos estudantes nas turmas do magistério, ainda tem aqueles que desejam vivenciar experiências em sala de aula, mesmo que no futuro optem por outros caminhos;
  • O Projeto Político Pedagógico PPP da escola, ainda não contempla o trabalho com a Educação Musical devido não estar atualizado. Mas existem projetos musicais e a Música tem papel fundamental na prática pedagógica do Curso;
  • A professora do Curso Normal acredita que a musicalidade é fundamental em todas as etapas da vida do ser humano. Não existem aprendizagens significativas na Educação Infantil sem a presença da musicalidade. Uma sala de aula sem música se torna um espaço triste;
  • A música alegra, encanta, motiva, emociona, é vida que pulsa;
  • Os estudantes do Curso Normal sempre desenvolvem atividades musicais, sem a necessidade de haver projetos específicos de música;
  • A escola tem uma sala específica para música com diversos recursos musicais. 

Estamos chegando ao final de mais um encontro! Espero que você tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, que continuaremos a discutir nos nossos próximos encontros virtuais!

Sinta-se muito a vontade em fazer contribuições, pois são elas que fazem o blog crescer cada vez mais. Fique bem, e até a próxima postagem! 


Flavia Zanetti Chimarosti


(FONTE: VALMEIDA)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Experiências vividas no curso              Olá, querido leitor! Tudo bem com você? No nosso último encontro virtual, mostrei a você como f...