quarta-feira, 25 de agosto de 2021

 O projeto

            Olá, querido leitor! Tudo bem com você? No nosso último encontro virtual, mostrei a você como ficou o folder de divulgação do nosso curso. Vamos avançando! Hoje apresentarei a terceira etapa ocorrida na minha trajetória do Programa Residência Pedagógica: o projeto do curso que viria a ministrar nos dias vinte e dois de maio e cinco de junho de dois mil e vinte e um. O projeto foi escrito no mês de maio. Irei organizá-lo em subtítulos e slides, para facilitar a sua compreensão de cada item. Boa leitura!

Temática

            "As contribuições da musicalidade para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil".

Proposta de duração / período de aplicação

            Dois sábados no turno da tarde de forma online, previstos para os dias vinte e dois de maio e cinco de junho de dois mil e vinte e um, com duração de três horas (13h30min às 16h30min).

Público referenciado

            Acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia da UCS (CARVI) e alunos do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles.

Justificativa

            Aprofundar os conhecimentos sobre este tema é de relevância social e pedagógica, considerando a centralidade de uma formação integral saudável nos primeiros anos de vida que repercutirá por toda a vida da criança. Ademais, é de grande importância para a nossa formação docente, assim como para os estudantes que estão realizando o Curso Normal, que desejam, em sua maioria, tornarem-se professores no futuro, entender quais as contribuições que a musicalidade trás no desenvolvimento integral das crianças, na Educação Infantil, assim como as diferentes formas com que é possível trabalhá-la em sala de aula, para que ela possa estar sempre presente, de maneira diária, nos planejamentos.

Objetivo Geral

    Compreender, por meio de diferentes dinâmicas, quais as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, bem como propostas de atividades para trabalhá-la em sala de aula, percebendo a sua importância, afim de que o trabalho com a musicalidade seja significativo para as crianças. 

Objetivos Específicos

  • Identificar quem é a criança, as características que estão presentes no seu desenvolvimento e aprendizagem, assim como o que é a Educação Infantil, para entender que contexto está sendo direcionado;
  • Conceituar música, a partir de referencial teórico, bem como a sua relação com a criança, obtendo entendimento sobre a sua definição;
  • Entender as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança;
  • Aumentar o repertório de atividades para o trabalho com a musicalidade em sala de aula, com as crianças da Educação Infantil, utilizando como princípio a ludicidade. 

Fundamentação teórica

            Foram utilizados como aporte teórico no projeto autores que estudam o conceito de criança, as características do seu desenvolvimento e aprendizagem, a música e a sua relação com a criança, como BEE (1977) e BRITO (2003), assim como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIS), que define quem é a criança, assim como a etapa da Educação Infantil. 

Metodologia

            O curso de extensão online acontecerá por meio de atividades síncronas (Google Meet) e assíncronas (tarefas extras feitas em casa). Serão realizadas dinâmicas, interações por meio de ferramentas tecnológicas, confecção de instrumentos musicais, momentos de diálogo com a participação da Alana de Souza Ferreira, apresentação de slides, etc.

Culminância

            Confecção dos instrumentos musicais: reco-reco, chocalho, tambor do oceano e beliscofone, utilizando recursos simples, onde os participantes serão divididos em 4 grupos, sendo que cada grupo ficará com um instrumento, e cada integrante providenciará os materiais necessários para sua confecção. Atividade coletiva, envolvendo a inserção desses instrumentos dentro de uma música infantil. 

Avaliação

            Ao final de cada encontro, os participantes serão convidados a falar para a turma se gostaram das atividades, o que mais gostaram, o que poderia ter sido diferente e as principais aprendizagens adquiridas.

Planejamento do primeiro encontro

Data: 22/05/2021
Temas abordados no encontro: 
  • Definição de criança, as características do seu desenvolvimento e aprendizagem, assim como o que é a Educação Infantil;
  • A relação da criança com a música. 
Algumas das atividades planejadas para o primeiro encontro: 




Data: 05/06/2021
Temas abordados no encontro:
  • Imagem de criança e das diferentes infâncias (palestra da Alana de Souza Ferreira);
  • Linguagem musical (palestra da Alana de Souza Ferreira); 
  • Contribuições da musicalidade para o desenvolvimento infantil;
  • Atividades lúdicas para o trabalho com a musicalidade em sala de aula.
Algumas das atividades planejadas para o segundo encontro: 



Estamos chegando ao final de mais um encontro! Espero que você tenha gostado!
Sinta-se muito a vontade em fazer contribuições, pois são elas que fazem o blog crescer cada vez mais. Fique bem, e até a próxima postagem! 


Flavia Zanetti Chimarosti






















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Experiências vividas no curso              Olá, querido leitor! Tudo bem com você? No nosso último encontro virtual, mostrei a você como f...